Dentro do universo das construções industriais, um conceito vem se impondo como fundamental: sustentabilidade. O modo de conduzir as obras permite que o meio ambiente seja preservado e respeitado, ao mesmo tempo em que a construção atenda todos os requisitos de segurança e qualidade.
Veja nos tópicos, seis características de um projeto que tornam a obra industrial realmente sustentável.
Aproveitar a luz natural
Além da economia proporcionada à empresa, a luz natural irradia uma perfeita combinação de cores. Para a saúde de colaboradores também é benéfico
durante a jornada de trabalho e, por fim, promove a redução dos recursos naturais para a produção de energia elétrica.

Optar por materiais que mantenham a temperatura média agradável
As soluções para conforto térmico de fábricas e outras obras industriais são diversas.
O sombreamento através de coberturas duplas, fachadas com brises, de redução da temperatura pela ventilação cruzada, utilização de cores claras para reflexão do calor, elementos isolantes.
O conforto térmico das fábricas pode se apoiar em soluções construtivas e apenas em casos especiais lançar mão de sistemas de ar-condicionado.

Utilizar lâmpadas LED
As lâmpadas LED produzem a mesma quantidade de luz que as demais e são 80% mais econômica que as lâmpadas incandescentes e 30% mais econômica que a fluorescentes. Além disso, tem baixa emissão de calor e funcionam em baixa voltagem.
Captação da chuva
Um sistema para captar água da chuva gera economia e é sustentável. Essa água pode ser utilizada para irrigação de jardins e faxinas. Uma cisterna pode 1200m3 em pouquíssimo espaço.

Espaço para armazenamento de lixo reciclável
A reciclagem é um dos pontos mais importantes no combate pela preservação do meio-ambiente. A empresa deve ter um espaço bem sinalizado e limpo para que todos os colaboradores saibam onde descartar o lixo.
Geração de energia limpa
O sistema de energia solar utiliza painéis e inversores para captação de radiação solar. Em médio e longo prazo o sistema pode gerar economia, diminuindo custos com energia elétrica. Esse novo componente em geral serve como uma fonte auxiliar para fonte de energia da empresa.
