Como obras planejadas oferecem eficiência hídrica para sua indústria?

As diretrizes nacionais para o saneamento básico o definem como um conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo das águas pluviais urbanas. Todos estes critérios tão importantes para as cidades são, na mesma medida, válidos também quando o falamos da gestão da água no meio industrial.

O novo valor da água para as indústrias

Tradicionalmente, a gestão da água industrial esteve sempre focada na redução de custos e melhoria da eficiência. Atualmente, as empresas (cada vez mais ambientalmente responsáveis) ampliaram sua atuação sobre essa questão, mantendo os olhos nas planilhas de custos, porém cientes de que ser responsável com a água é um compromisso de todos.

Além de buscar melhoria contínua no uso da água e no destino dos efluentes de uma unidade produtiva, as empresas procuram se antecipar e identificar riscos e oportunidades associados ao uso do recurso hídrico, ante os ciclos de escassez frequentemente enfrentados pelo setor produtivo.

A principal solução para o problema é conhecida: poupar água, ação positiva com efeitos satisfatórios e eficientes no médio e curto prazos para os negócios e para o meio ambiente.

É possível economizar água nas indústrias?

Sim, de diferentes maneiras. Novas tecnologias, técnicas especializadas e um plano de construção e atualização das estruturas podem mudar o cenário de uso e custos do precioso recurso hídrico para grandes, médias e pequenas indústrias.

Veja algumas formas:

Reforma das estruturas que mais consomem água como banheiros: troca de descargas por novas e mais econômicas que oferecem controle do uso da água ou acionadas por sucção; troca das torneiras por modelos mais econômicos, que controlam a água ou desligam automaticamente.

Análise, reforma ou substituição da estrutura dos encanamentos para reduzir infiltração ou vazamentos.

Mini estação de tratamento de água: estrutura para reutilização da água, com investimento moderado e resultados efetivos, possibilita a reutilização do volume para atividades como limpeza de chão, lavagem de veículos e equipamentos, geração de energia e refrigeração.

Aproveitamento da água da chuva (mais indicados para regiões com índices maiores de precipitação), com implantação de canos receptores, cisternas e equipamentos simples de tratamento para permitir a reutilizada da água em usos como descarga, limpeza e regar plantas.

Última e permanente ação: educação e estímulo aos colaboradores e usuários para o comportamento racional e consciente para o uso da água.

A PARSEC Engenharia projeta e executa obras especializadas em Saneamento, Instalações Hidráulicas, Sistemas de Águas Pluviais, Sistemas fria e quente, Sistema de reuso pluvial, Esgoto, Manutenção corretiva/preventivas.


Saiba Mais Aqui

Mais conteúdos

Prêmio Supplier da Coca-Cola FEMSA
Fomos agraciados com o primeiro lugar na categoria de obras do Prêmio Supplier da Coca-Cola FEMSA
Como obras planejadas oferecem eficiência hídrica para sua indústria?
As diretrizes nacionais para o saneamento básico o definem como um conjunto de serviços, infraestrut...